domingo, 21 de fevereiro de 2010

Mais por si...

Todos os dias ela se levanta pronta para fazer mais por si e pelo mundo. Quando acorda, sempre acha que tudo esta diferente de como deixou no dia anterior. Não toma café, ouve rádio e gosta de gatos. Aprecia boa música, boa comida, adora frases de efeito, metáforas, entrelinhas e ironia.
Quando era criança, pensava em ser gente grande e psicóloga, agora sente saudade do cheiro da lancheira que levava o pão adormecido. Brincava de esconder coisas, de quebrar coisas e de colar as coisas que quebrava, com isso, descobriu com o choro a sua falta de habilidade artesanal. Chorou muito até parar de brincar de quebrar coisas. Hoje quebra regras, leis, laços e esconde o rosto quando chora.
Na escola, aprendeu a Fórmula de Baskara, o valor do pi e o valor de uma amizade. Aprendeu sobre verbos, sinônimos, homônimos, meninos e algumas sensações diferentes. Estudou a Grécia, a Mesopotâmia, o Egito e conheceu o próprio bairro atrás das festas no final de semana. Não entendia nada sobre física, mas amargurou a Teoria da Relatividade, quando descobriu que amar é bem relativo.
Tornou-se independente, desapegada, transigente e caminhou por algumas estradas a sós. Tentou se entender, entender o outro, entender porque não podia mudar o mundo, porque não podia mudar de casa, de família e porque Deus é tão soberano. Parou de tentar entender.
Ela coleciona conchas, mas quase não vai à praia, guarda receitas e não cozinha, viaja pelo mundo, mas não conhece a si mesma. Adora banho quente, violão, dirigir e ler. Canta no chuveiro enquanto lava a barriga, cultiva samambaias, cactos, relações, sentimentos e não tira o relógio para dormir.
Ouve MPB, música latina, barulho de chuva na vidraça e os passos do vizinho no apartamento ao lado. Pensa sobre a vida, sobre o futuro, chora, ri e não acredita na inveja. Sonha em conhecer a Jamaica e os bisnetos. Cria pretexto para sorrir, tem medo de não ser feliz, mas todos os dias ela se levanta pronta para fazer mais por si e pelo mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei esse...Encontrei algo bem incomum...rs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.